quinta-feira, 22 de junho de 2023

JUNHO O MÊS

     Junho chegou com tudo que tem temos direito a este mês, frio  típico para um inverno que está bem no inicio da estação, com pouca chuva no período com o céu bem mais limpo, festa junina no auge das discussões, grandes eventos para todo tipo de público (virada cultural, virada sustentável, Natural Tech, entre outras mais), comidas da época bem como sopas, caldos, enfim é um mês bem proveitoso.

     Porém reparo que de certo modo estamos perdendo o lado cultural ( mesmo em um mês repleto de projetos) deste belo mês, que por mais que se fale em festa junina e comidas típicas, poucos se lembram dos contos regionais, da história por trás no inicio das festanças, ou os motivos para que ela ocorra nesta época do ano.

     Um claro exemplo de que nos perdemos das raízes esta nas músicas que estão atualmente em alta nas quadrilhas de São João, pois antigamente tinha uma batida diferente as músicas, um tom mais do interior, com uma melodia que você identificava bem facilmente, porém nos dias de hoje encontramos nas festas ritmos como sertanejos (o universitário principalmente), tecno-forró, piseiro, além de samba, pagode e se duvidar consegue encontrar até o ritmo do rock. São musicas que tem sucesso além de ter uma grande gama de fãs, o que atrai o publico, contudo nos mostrando que os valores estão se esvaindo cada vez mais.

    Independente do atual estado que vivemos,acredito que este belo mês conseguirá se manter vivo durante muitos anos, mesmo com as mudanças e alterações que ocorrem em  nosso mundo, a beleza das tradições desta época nunca irão acabar.


Dhiri Silva



 

 

VEJA TAMBÉM

FESTA NO CÉU

    Hoje o céu está em  repleto de alegria e principalmente em festa pois o meu pequeno irmão hoje está e a comemorar  pelo o seu dia.     ...