segunda-feira, 30 de junho de 2025

SOB A MESMA LUA

Sob a mesma lua
Passávamos o melhor tempo de todos
Onde o que importava era o nosso momento 
Ignorando tudo que não era do nosso mundo.
 
Aos poucos e sem perceber
Acabei me tornando a tua ancora 
Que  não permitia suas idas loucas
Nos mares do caos e raiva que tanto passava.
 
Fui me tornando um protetor
Lhe protegendo de cada detalhe de suas tempestades
Fazia o máximo para te proteger dos trovões e raios
Que insistiam em tentar lhe acertar.
 
Porém quando você optou
Simplesmente por pular no mar
Eu tive que ver quem mais amei
Indo direto para o fundo do mar.
 
Lutei até onde pude para te encontrar
A cada fase lunar que passava
Meu coração se desmantelava cada vez mais
Por um amor que não teria mais.
 
Quando passou pelo novo ciclo lunar
Compreendi que o melhor para mim
Seria seguir as estrelas que não paravam de brilhar
Neste céu escuro onde a lua vive a encantar.
 
(Dhiri Silva) 

sábado, 28 de junho de 2025

HQ: O DEVORADOR DE ALMAS


 O DEVORADOR DE ALMAS

 Resumo: 

            Brasil colônia, 1567 d.C. Três anos após a última aventura, Gonçalo e Iberê estão de volta para resolverem outro mistério. Perseguido por aqueles que um dia chamaram-no de herói, o desbravador é acusado de ter sido cúmplice da bruxa que assolou os habitantes da ilha de São Vicente em um passado recente e de ser o próprio “Devorador de Almas”. Sem apoio da Coroa Portuguesa, conta apenas com a ajuda do fiel amigo tupiniquim para limpar o seu nome, proteger a família e seguir os rastros deixados por uma criatura vívida na crença nativa e que é a responsável pelos assassinatos das adolescentes indígenas encontradas sem os olhos. Mantendo as habituais cenas impactantes, ação e suspense, o quadrinista Eberton Ferreira traz aos leitores um novo “causo” onde se pode esperar mais revelações sobre as origens do nosso rico folclore. 
 
Resenha (possíveis spoilers): 
             Nesta nova jornada Eberton coloca um destaque maior para Gonçalo  que está prestes a enfrentar com o maior dos conflitos de toda sua história, onde as forças do mal estão de volta para assombrar tudo que o Gonçalo e seu fiel companheiro Iberê lutaram para conquistar. A história é frenética do inicio ao fim, onde descobrimos que Gonçalo esta sendo incriminado de atacar jovens crianças da mesma forma da Cuca, a situação fica tão complicada que até a Coroa Portuguesa onde o nosso protagonista sempre procurou ajuda, simplesmente se retira, ignorando o histórico heroico dele.
Porém percebi que comparado com os outros contos, o Devorador de Almas teve uma história um pouco mais apressada, além do fato de que o vilão da vez não possui um charme e nem um atrativo comparado aos anteriores, principalmente pelo fato de que ele dar uma continuidade interligando os vilões, onde não ficou um tanto como repetitivo, pois acredito que seria bem mais interessante para o enredo talvez buscar alguém de fora para ser o  Devorador. Gostei de como foi realizado a passagem de bastão, onde o pai dá espaço para o filho, onde mostra que a aventura está no sangue da família, mesmo em meio das tragédias  que as aventuras lhe colocam.
 
Autor: Eberton Ferreira;
Gênero:
HQ/Folclore/Suspense/Terror;
Nota:7,0;
Editora:
Fanzineston/Estúdio Ton;
Ano:2017.

Saga:Causos. 
 
Para ler as outras resenhas, utilize os links abaixo:

segunda-feira, 23 de junho de 2025

IMAGEM: O BRILHO DE JUNHO

 

Tem quem diga que está época não há brilho
Mas se pegarmos nos detalhes 
Veremos que cada dia pode ser mais belo que outro
Além de entender que a magia não está no é algo banal
E ela existe em cada detalhe de nosso viver. 

domingo, 15 de junho de 2025

FRIO DE OUTONO

 Períodos de frio em um país tropical, é algo que preocupa muito as pessoas que moram nesses lugares, ainda mais em uma época do ano onde não é tão comum estas temperaturas não eram tão baixas como antes.

Espero que todos compreendam que os dias atuais não podemos ter o luxo de prever como antigamente a temperatura, até por que graças ao problemas climáticos  junto com a destruição da camada de ozônio, desmatamento consequentemente diminuição  das florestas ao redor do globo terrestre, os descongelamentos das calotas polares, além das alterações dos biomas em varias partes do planeta além de claro da forte crescente das paisagens cinzas que estão aumentando cada vez mais.

O principal problema é que as pessoas não enxergam mal que elas próprias estão provocando na mãe natureza, provocando situações onde a regulação das estações não podem mais coexistir, pois até onde é possível lembrar nunca houve um ano só de calor ou que fosse chuvoso nos 365 dias. Infelizmente nos não temos mais essa percepção de certo ou errado.

Torço para que a humanidade se conscientize dos males que estão provocando ao mundo e pelo menos comece a se preocupar um pouco mais com o nosso futuro, onde o equilíbrio das forças   será fundamental para a existência de um dia melhor.

 (Dhiri Silva) 

quinta-feira, 12 de junho de 2025

MEUS SENTIMENTOS

Mais que minha musa,
Você é minha inspiração  
 
Você é o sinônimo da minha alegria 
Seu sorriso irradia todo meu dia.
 
Teu abraço é o melhor lugar para se estar
Pois nele meus problemas somem num piscar.
 
Cada momento ao seu lado
Faz meu coração explodir de tão animado.
 
Suas conversas quando escuto
Me faz imaginar cada segundo do nosso futuro.
 
Todos os momentos que passei ao seu lado
Se tornaram memoráveis  de tão iluminado.
 
Como desejo espiar o nosso amanhã
Para te mostrar o quão felizes nos tornamos
 
(Dhiri Silva)
 

VEJA TAMBÉM

FESTA NO CÉU

    Hoje o céu está em  repleto de alegria e principalmente em festa pois o meu pequeno irmão hoje está e a comemorar  pelo o seu dia.     ...