Um campeonato que muitos sempre faziam nos vídeo games ao longo da vida, pegando aquele time da Ásia contra um poderoso da Europa, então essa foi a premissa da primeira copa do mundo de clubes nos EUA, onde tivemos um pouco de tudo, de um campeão sem interesse, a legião de brasileiros.
Sobre a copa, quase todos os jogos foram competitivos, onde muitos times surpreenderam os gigantes europeus, onde na primeira fase coube aos brasileiros vencerem e surpreenderem em seus grupos, principalmente quando lembramos da vitória do Botafogo sobre o PSG ou talvez do Flamengo sobre o Chelsea, até o jogo do Fluminense e o incansável Borussia que mesmo não tendo uma vitória, foi um massacre brasileiro tático e tecnicamente.
Em relação a outros clubes, temos que reconhecer a força do time do lendário Messi - o Inter de Miami, que que atropelaram o tradicional Porto e quase venceram o Palmeiras, ou até mesmo o incansável do AL-Hilal que simplesmente encantou o mundo vencendo apenas um dos três favoritos ao título o Manchester City, algo que para o primeiro campeonato, já ficou para a história desta copa.
Porém temos que falar também daqueles times que muito se falavam que seriam os protagonistas e infelizmente decepcionaram quase a todos, como o curioso caso do Palmeiras que chegou ao Mundial como o melhor brasileiro e acabou que foi o único dos brazucas sem vencer nenhum europeu. Houve outras decepções sul-americanas como os argentinos River e Boca que nem passaram da fase de grupos, mas ainda o Boca que conseguiu a impressionante façanha de empatar com o Auckland City da Nova Zelândia, que mesmo sendo um time campeão, ainda é um grupo de jogadores semi profissionais.
Já entre os europeus podemos citar o próprio Manchester City que foi eliminados jogando bem mal, mas temos aqueles que nem passaram da primeira fase como o Porto e o RB Salzburg que nem estavam em grupos tão complicados, e tivemos o Atlético de Madrid, que conseguiu lembrar o motivo de não ser tão poderoso em seu país como os rivais gigantes.
Essa primeira copa, sim parecia algo como nos jogos e logo penso que talvez seja isso que falte para os dias de hoje, pois falar que só o futebol europeu é bom, foi provado em termos que não é totalmente verdade, ainda mais com alguns clubes bem peculiares ao redor do globo, então espero que a Fifa realize mais alguns, pois valem a pena, mostrar que o futebol é de todos.
(Dhiri Silva)

Nenhum comentário:
Postar um comentário