terça-feira, 2 de julho de 2024

LIVRO: CEM GRAMAS DE CENTEIO


CEM GRAMAS DE CENTEIO

RESUMO:

         Um dia normal na vida do sr Fostercue, presidente da Consolidated Investiments Trust, começa sem exceções  com um seguinte ritual: sua secretária particular, a belíssima srta. Grosvernor, serve-lhe o chá matinal em seu escritório. O que nenhum dos dois poderia imaginar é que aquele seria o seu último chá do seu patrão.

            A perícia afirma que a morte foi causada por envenenamento, mas quem teria interesse em assassina-lo? Chamado para investigar o caso, o inspetor Neele logo descobre que, na verdade, a família inteira do magnata poderia figurar entre os maiores suspeitos. Quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fostercue, seguindo um curioso padrão, Miss Marple não vê alternativa senão entrar em cena para desmascarar o culpado.

RESENHA (contém possíveis spoilers):

          Cem gramas de Centeio começa como mais um crime bem suspeito onde logo de cara temos um vislumbre do todo poderoso Sr. Fostercue, onde é assassinado por uma complexa substancia de taxina onde é muito específica de se encontrar, porém com o trabalho rápido do inspetor Neele logo é identificado a causa da morte, porém 2 mistérios começam, o primeiro é quem foi a mente por responsável pelo crime e o segundo mistério se encontra no centeio encontrado no bolso do sr. Fortescue, que aparentemente seguia uma rígida rotina conhecida por todos. 

Porém com o decorrer dos primeiros dias o inspetor Neele começa a compreender que os principais suspeitos deste crime são principalmente se não a própria família, a nova esposa e os filhos que receberiam uma boa herança, mas também teriam pela frente uma delicada situação financeira da empresa que que o falecido pai deixou. Mas para surpresa do inspetor  um segundo assassinato ocorre depois de uma tarde de chá em os familiares/suspeitos onde a esposa do falecido agora é a mais nova vítima e enquanto todos estão chocados com este mais novo ataque somos pegos de surpresa ao descobrir que a governanta da casa Gladys Martin também foi atacada e morta porém se não bastasse o centeio no bolso do sr Fostercue, a governanta foi encontrada com um pregador preso em seu nariz.

Tenho que neste ponto da história a escritora Agatha Christie foi super perspicaz de conseguir inserir a doce Miss Marple na história, onde se utilizando de seu conhecimento, experiencia e jeitinho de senhorinha ela faz com que os mistérios vão se desenrolando como uma antiga história sobre os melros e como tudo se encaixa nos assassinatos. Tem outro ponto que não posso esquecer de comentar é a dinâmica entre os irmãos Percival Fostercue e Lancelot Fortescue que de certa forma mostra que ambos possuem muitos segredos envolvendo os dois e o pai, ainda mais quando fica claro que a dinâmica pai e filho não é exatamente como todos imaginam. Contudo um grande ponto no livro é o fato de que a experiencia da Miss Marple é um ponto alto na narrativa, onde o fato de ter um novo o,ar em uma situação pode ser tudo que necessita para desvendar o caso.

Autora:Agatha Christie;
Tradução: Milton Person;

Gênero: Ficção/Mistério;
Nota:8,5 ;
Editora:Harper Collins Brasil;
Ano:1953 (2020) .
Saga:Uma Aventura de Miss Marple. 

Leia também: Um Corpo na Biblioteca e A Maldição do Espelho

(Dhiri Silva)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM

FESTA NO CÉU

    Hoje o céu está em  repleto de alegria e principalmente em festa pois o meu pequeno irmão hoje está e a comemorar  pelo o seu dia.     ...