quinta-feira, 10 de outubro de 2013

TEXTO

Doce Infância

     Ainda no clima  do dia das crianças, ando observando que muitas brincadeiras, cantigas, brinquedos, que tive quando tinha meus 10 anos, estão na maioria esquecidos, desatualizados.Vejo que cada vez mais as crianças de hoje preferem passar de level no jogo do Facebook do que ir para rua para brincar.
     Entendo que no meu "tempo" não tinha tanto acesso a internet como é agora, mais vejo que muitas crianças de hoje não sabem o que é brincar pega-pega, mas sabem mexer com perfeição em um celular de ultima geração.
     Aqui vai uma lista de brincadeiras que estão cada vez mais em extinção:
  1. Rouba bandeira: 
Objetivo: Pegar a bandeira no campo adversário
Numero de participantes: Duas equipes

      Como jogar:
                         Cada criança se divide 2 times, cada time tem que cuidar das bandeiras no fundo da quadra de cada lado, O jogo consiste em cada grupo tentar roubar a bandeira do outro grupo, sem ser tocado por qualquer jogador adversário. Quem não consegue, fica preso no local onde foi pego e parado como uma estátua, até conseguir que um companheiro de equipe o salve tocando-o. Vence o grupo que tiver menos participantes presos ou quem pegar primeiro a bandeira, independente do número de crianças “presas”.

     2. Bolinha de gude
Objetivo: pegar todas as bolinhas com poucas jogadas

   Como jogar:
                     Essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.


     3. Amarelinha
Objetivo: Pular em todos os números até chegar na casa escrita céu


 Como jogar:
                    Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado jogue uma pedra na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. 



REFERENCIAS:
 http://jogandobrincando.blogspot.com.br/2010/09/rouba-bandeira.html
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/amarelinha/4e3b1e4a3cb3176863000001.html
http://criancas.hsw.uol.com.br/pique-bandeira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM

FESTA NO CÉU

    Hoje o céu está em  repleto de alegria e principalmente em festa pois o meu pequeno irmão hoje está e a comemorar  pelo o seu dia.     ...