sábado, 21 de dezembro de 2024

Encanto de Natal

O encanto do belo Natal
Faz tudo se torna sensacional 

Não importa qual seja o momento 
Este período de apaixonamento 

Pelas coisas boas que a vida oferece 
Fazendo crescer a harmonia que nos carece.

Está magia pode até ser passageira
Porém nos alegra para a vida inteira.

(Dhiri Silva)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

QUESTÃO DE SILÊNCIO


     No decorrer dos anos acabei descobrindo algo muito importante sobre a vida  e como ela ensina o valor do silêncio  perante  a jornada  do nosso dia-a-dia, a forma que ela sintoniza  com a  razão do silencio  é algo que a princípio até parece simples, pois não damos muita atenção.

    Sabe o que é o mais estranho disso tudo é um pequeno fator chamado amadurecimento pois você decorrer da sua rotina escuta de tudo um pouco coisas boas coisas ruins coisas que te impressionam coisas que você já esperava porém diante de tudo que você ouve muitas e muitas vezes não vale a pena comentar não vale a pena falar você só vai guardando para si como se não fosse nada demais.

      Pelo menos percebo que o maior problema do silêncio está no ponto de que você acaba entrando numa inércia e na zona de conforto com as situações boas ou até mesmo com aquelas situações ruins onde a indiferença parece estar cada vez mais presente na sua vida e este é um temor que tem consciência porque quando ele chega nós acabamos de nos tornar pessoas mais isoladas mais frias pessoas que preferem mil vezes está presa numa sala confinada do que com as pessoas que amam você as pessoas familiares seus amigos seus parentes irmãos e por aí vai é complicado demais o silêncio ainda mais quando ele vai se tornando algo muito pejorativo ao nosso convívio com a sociedade.

     A questão principal é entender o valor esta em encontrar o equilíbrio que o silêncio transmite ao mundo, até porque ele nos obriga a manter o oposto para que a sanidade perante o que a sociedade nos obriga a participar.

(Dhiri Silva)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

UM DESCANSO COMO DEZEMBRO

Um descanso como dezembro
É tudo que mais desejo para o final deste ano
Ter um mês menos louco quanto o vento.
Que não nos deixe tão leviano.
 
Sinceramente o que mais procuro
Nesta época de fim de ano é paz,
Por mais incrível que pareça sempre bato neste muro
Parecendo que não sou capaz.
 
Doce ultimo mês de dezembro,
Diga-me onde encontro a sua beleza
Estaria ela já passada em algum ponto que não mais lembro?
Ou à aguardo  para acompanhar sua completa sutileza.


(Dhiri Silva)
 

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

LIVRO: TUDO INSPIRA E RESPIRA POESIA

 

TUDO INSPIRA E RESPIRA POESIA

 Resumo: 

Uma coletânea de poesias alegres, inspiradoras e divertidas que transmitem mensagens positivas e divertidas de coragem, determinação e ousadia através de rimas claras e de fácil leitura.
Um livro encantador, capaz de tocar o coração e a alma de quem lê, fazendo despertar não só a vontade de ler poesia, como ainda escreve-las afinal, tudo inspira  (e respira) poesia .
 
Resenha (Contém possíveis spoilers):
Existem muitos livros que possuem uma magia que nos faz se encantar pelo conteúdo de modo único nos leva para um mundo mágico que ajuda a fugir um pouco do cotidiano e esse livro consegue fazer isso com perfeição, os poemas mesmo sendo bem leves na escrita, possuem na profundidade de seu conteúdo mensagens belas que motivam a seguir com o coração feliz e repleto de boas energias. Dentre todos quero destacar Momentos que conecta aos dilemas das escolhas da vida, Universo que fala muito bem sobre o que boas energias e o quão pode ser benéficos à nos e Coração Guerreiro que mostra que a força que mais precisamos tem que vir de dentro para encarar qualquer desafio que a vida nos coloque, simplesmente lindo. 

Autora:Nanne Pimenta;
Gênero:Poesia;

Nota:9;
Editora:Sinna;
Ano:2022. 

(Dhiri Silva)

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

sábado, 16 de novembro de 2024

TEMPO ATUAL

Do trabalho para casa,  de casa para o trabalho, essa é a rotina da grande maioria das pessoas hoje em dia, literalmente a vida de quase todos se resume na  correria é constante  de acordar  cedo, pegar transporte público lotado, resolver problemas diários que sempre surgem no serviço independente de qual seja o serviço sem uma coisa é certa sempre vai ter alguma dor de cabeça. 

Mas será que é só a minha impressão ou a vida de todo mundo está se resumindo a esta rotina louca de trabalho, correria, cansaço, estresse e no final do mês você já está sem energia para aproveitar aquele seu dia de folga, pois você precisa organizar sua casa para o próximo dia que logo mais se inicia. 

Quem é o maior responsável por deixar chegar a esse ponto. Seria a  sua falta de organização que é fácil de ouvir das pessoas ou se você reparar bem é a falta de tempo que não temos mais, pois  a cada dia  que se passa estamos focando nos objetivos do trabalho que fazemos o máximo para realizar em dia, ou em nossa graduação temos suportamos com a nossa sanidade para terminar as entregas dos trabalhos das atividades de cada professor que eles pedem perfeição e maestria.

(Dhiri Silva)

domingo, 10 de novembro de 2024

COMPREENDA A NATUREZA

Compreenda o  totalmente o seu tempo
Sem exagerar no seu limite
Para não se machucar com o vento

Entenda que nem tudo tem uma razão
De entendimento completo
Que mais vale é apenas uma fração.

Saiba aproveitar cada pingo de chuva
Que esta à te acertar
Pois ela é uma canção feita pela lua. 

Jamais negue o a cura que existe no sol
Até porque só ele consegue transformar
O calor que libera em um belo rouxinol.
 
 
(Dhiri Silva)
 

 
 

 


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

VÍDEO: JESSÉ - ALÍVIO

 


Cada vez mais preciso de sua força para conseguir seguir adiante em meio desses dias que estão por vir

terça-feira, 15 de outubro de 2024

IMAGEM: DIAS DAS CRIANÇAS

 

"Jamais deixe sua criança interior escondida
Pois ela que nos dá a vivacidade
Para encarar este universo complexo dos adultos"

domingo, 13 de outubro de 2024

SENTIMENTOS TRISTES

Eita ano complicadinho  este 2024,sabe por muitas vezes temos na cabeça que nada mais pode nos surpreender, mas vem a vida e nos golpeia de modo doído, e no início da semana meu vizinho Seu. Tide se tornou mais uma estrelinha.

O  mais estranho de tudo é pensar que até poucas horas antes lá estava o Seu Tide falando sobre os galhos que o pessoal tinha que cortar para soltar a fiação que estava o incomodando. E de pensar que uma das marcas assinadas dele era o almoço no domingo onde o cheiro da comida dele invadia as casas vizinhas e davam muita fome e vontade de experimentar. Como um bom torcedor, adorava falar sobre os jogos de seu time do coração o Santos, mas gostava de contar sobre suas próprias aventuras quando jogador e mais ainda quando um jovem rapaz. Agradeço ao Seu Tide pelas conversas e aprendizados que dividiu sobre a vida.

(Dhiri Silva)

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

LIVRO: A MAGIA DA POESIA

A MAGIA DA POESIA

Resumo: " A Magia da Poesia" de Nanne Pimenta é uma viagem aos reinos imagéticos da linguagem poética com seu lirismo e emoção característicos, onde as palavras transcendem a mera comunicação e se tornam alicerces para alma. Através de uma coleção de versos encantadores, as poesias  exploram as profundezas  da experiência humana, desde os momentos de amor, desafios, ganhos  e perdas, até os voos caprichosos da imaginação e fantasia que se fundem a uma realidade nada monótona ou banal. Um livro encantado destinado a todas as idades e público, um convite a uma leitura prazerosa, inspiradora e claro, cheio de magia! A todos aqueles que descobrem que a magia, não é algo que se cria, mas algo que se sente e em tudo está presente.

Resenha (Contem possíveis spoilers)

             Começo com a seguinte pergunta, o que é magia, se não algo que ultrapassa o lógico e transcende para a alma e este mesmo sentimento  que os poemas da Nanne Pimenta passam adiante neste lindo livro, onde cada pagina consegue tocar o seu coração de forma leve, trazendo uma calmaria e um conforto, principalmente nos dias mais estressantes que temos.  Este livro possui 46  poemas, onde facilmente é identificado ao fator primordial da leitura que é o amor e os bons sentimentos, que nos ensinam que a vida tem uma magia espetacular, principalmente quando mexe com nossos corações. 

Dentre todos os títulos presentes neste livro, destaco "A Jornada acolhida" que fala sobre as escolhas e desafios que temos em nossos caminhos, "Otimismo em cordel" que é simplesmente encantador por refletir bem sobre o amor e sobre como vai a vida e também destaco "Plenitude" que mesmo sendo curto é fantástico por explorar a verdade que o universo nos ensina.  

Autora:Nanne Pimenta;
Gênero:Poesia;

Nota:8,5 ;
Editora:Sinna;
Ano:2024. 

(Dhiri Silva)


terça-feira, 8 de outubro de 2024

POEMA: A PERFEITA DIFERENÇA

A perfeita diferença
é que não nos encaixamos em moldes alguns
Muito pelo contrário,
Somos opostos em quase todos os sentidos.

Enquanto gosto de estar na rotina do dia a dia
Onde tenho o controle de tudo,
Você simplesmente opta pelo em fugir o obvio
Encontrando novidades e desafios por onde passa.

Sou o tipo de pessoa mais tranquilo,
Que aprecia uma bela manhã de frio de outono
Mas você prefere o calor de um fim tarde
De um dia florido de primavera.

Mesmo tão diferentes neste universo
Acredito que de algum modo nossos corações
Estão interligados de algum modo
Que apenas nós sabemos e que jamais contaremos.

 

(Dhiri Silva)

domingo, 6 de outubro de 2024

ELEIÇÕES: 2024 - UMA PANCADARIA ÚNICA

      Eleições para prefeito e vereadores, algo tão simplório que para boa parte da população que muitos simplesmente esquecem que eles existem e só recordam a cabeça quando o horário eleitoral se inicia.

      Porém como tem ocorrido de alguns anos para cá, coisas incomuns estão a ocorrer nas eleições, até porque estamos em uma época que muito se assemelha ao início da década passada onde as opções para os candidatos não são em sua maioria feitas pelo que já realizaram para a população mas sim de situações para ganhar algum reconhecimento ou chance de alcançar a eleição municipal. Pego como exemplo a metrópole de São Paulo (onde muitos dizem se o centro das atenções para daqui 2 anos, mesmo que nas ultimas eleições o restante do Brasil optou por ignorar essa cidade)  que este ano teve alguns candidatos novos para a disputa das eleições como Pablo Marçal, e Datena além de outros que já vivem no ramo político, mas que estão tentando a prefeitura com o poder do protagonismo pela primeira vez como é o caso da Tabata Amaral, Boulos e Ricardo Nunes.

     O ponto é que muitas pessoas estão ultrapassando o limite da política, onde esses candidatos estão incentivando ações bem antidemocrática fazendo insinuações, provocações e até em alguns casos incentivando a violência de modo indireto, pois penso do seguinte modo se um parlamentar não consegue respeitar a família de um outro candidato, como é que ele ou ela irá poder representar uma população ainda mais de uma cidade como a de São Paulo. Outro ponto é que entendo que na política muitas vezes temos são jogados todos os "podres" que o candidato já teve em sua vida, mais partir para a violência como ocorreu em 2 ocasiões é muito exagero, até porque isso só mostra o descontrole de ambos os lados. Isso mesmo caro leitor a culpa é dos dois candidatos, pois se em um lugar temos que ser profissional e não podemos errar, então ficar xingando o outro colega do lado é tão errado quanto bater nele com soco ou uma cadeira. 

       Fico muito decepcionado com que ocorreu em muitos debates onde ao invés de ouvirmos sobre o melhor para a sua cidade, fomos surpreendidos com termos que beiravam a xingamentos que só sabiam apontar o dedo para o erro do outro e como o seu passado é falho, mas me pergunto quem nunca errou na vida ou cometeu algum deslize. Se por acaso existir esse alecrim dourado, ai sim faço questão de votar neste ser utópico, caso contrário quero acreditar que algum dia ainda teremos uma eleição onde o foco será no futuro da nação.

(Dhiri Silva)


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

sábado, 21 de setembro de 2024

domingo, 15 de setembro de 2024

PROJETO BIENAL 2022 - 2024

     Projetos todos temos em nossa vida, alguns audaciosos, outros um tanto sonhadores, além de alguns que  tendem ser interpretados como loucos ou malucos, dependendo lógico da interpretação que se faça dele, mas sim este meu projeto pessoal pode ser colocado em todas essas categorias e se duvidar pode ser colocado em mais algumas categorias que agora foge da mente.

     O Projeto em si foi auto nomeado como Bienal 22 e tinha como principal e único objetivo de ler todos os livros que peguei neste belo evento que foi na Bienal e ter todas os resumos e resenhas postadas no blog, algo que a principio não parece ser tão difícil, ainda mais por que em tese é só ler e escrever, algo tão fácil de se fazer, se não fosse pelo simples detalhe que como sempre nunca levo em consideração quando sempre estou empolgado que é o tempo que tenho disponível para conciliar os meus projetos em desenvolvimento com os novos que costumo incluir na lista de tarefa.

     Tenho que confessar que este projeto foi mais burocrático simplesmente pelo fato comparado com os ultimas bienais em que participei este do ano, além do fato de como tinha menos livros para fazer a tarefa acabei procrastinado esse experimento e colocando em alguns níveis abaixo de prioridade e com isso por pouco não consigo alcançar o simples objetivo desta tarefa tão simples de se realizar.

     Levo como um resultado da tarefa como concluído e realizado com sucesso, porém também identifico como um grande problema no desenvolvimento nesta tarefa a minha falta controle de tempo que acabou por quase se prejudicar e não acreditar que teria mais a capacidade de realizar algo que sempre tive prazer e alegria de fazer que é o ler e escrever, além do mais sobrecarregou o curto prazo que realizei as últimas resenhas me fizeram sentir que as alternâncias de projetos podem prejudicar demais os projetos que ativos que perdem em muito em quesito de qualidade e atenção.

      Agora tenho foco que após a finalização e muito aprendizado, posso ir com mais calma para o próximo projeto correlacionado chamado Bienal 24, onde manterei como meta e objetivo tudo como antes, porém com um controle de tempo melhor de que antes, ou pelo menos esse é o plano que possuo em mente. 

Logo abaixo deixarei os links do projeto Bienal 22:

(Dhiri Silva)

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

POESIA: UM ANO SEM VOCÊ

Um ano sem você Luquita, meu pequeno,

E o que posso dizer, é que nenhum desses dias foram  

Ou melhor dizendo são fáceis de encarar,

Muito ao contrário, continuam sendo dias de muita tristeza

Que por vezes me deixa sem rumo ou perspectiva de um futuro alegre.

Porém tenho que continuar a ir em frente, infelizmente

Com você meu pequeno, apenas em meu coração.

Posso até estar com um sorriso no rosto para o mundo de fora

Mas por dentro ainda não consegui me recuperar totalmente,

Até porque lembranças se tornam dolorosas e muito cruéis

Principalmente para alguém como eu que ainda não sou forte como você meu pequeno.

Lu, saiba que meu choro é apenas um modo de sentir saudades

E que te amo meu pequeno anjo.

 (Dhiri Silva)

domingo, 1 de setembro de 2024

LIVRO: NÊMESIS

NÊMESIS

Resumo:

     Ao folhear o jornal vespertino , Miss Jane Marple se depara com a inesperada notícia da morte de Jason Rafiel, um milionário que recentemente a ajudara a evitar uma tragédia numa viagem ao Caribe. Uma semana depois da notícia, ela descobre que o finado lhe deixou uma herança - que só receberá se conseguir solucionar mais um mistério.

     Mas resolver esse mistério não será nada fácil, considerando que sr. Rafiel não forneceu  qualquer informação acerca do crime, do lugar, do assassinato  nem da vítima. Por onde Miss Marple poderia começar? Seria essa apenas uma brincadeira de mau gosto, ou um ato final que provará, de uma vez por todas, sua perspicácia e vocação como a Nêmisis vingadora, a justiceira inexorável?

Resenha (Possíveis spoilers):

           Bem esta história da saga da Agatha Christie, é simplesmente fenomenal, a sacada que a autora teve foi genial, pois mesmo a narrativa ser em torno de um assassinato, ela sabiamente conseguiu colocar a Miss Marple em algumas situações onde ela chega ao ponto de questionar a si mesmo e suas capacidades em torno do caso. Além disso ela deixa em jogo as motivações da nossa querida senhorinha.

     Um dos melhores pontos da história está justamente no modo que o sr. Rafiel preparou  todas as situações para provocar a curiosidade da Miss Marple para que aceitasse este tão envolvente mistério que como o próprio sabia  que mesmo em situações adversas apenas uma simpática senhora conseguiria resolver o caso mais difícil de todos, o do seu filho que a primeira vista  parece um caso bem simples e obvio de assassinato, pois mesmo sabendo que seu filho não é um dos jovens mais dignos que existe, muito pelo contrário  ele  é um jovem delinquente com uma péssima fama e reputação ainda mais agora que culpado pela morte de algumas jovens moças da região.

     O intrigante de tudo é ver que mesmo com poucas peças a disposição para entender esse caso Miss Marple aos poucos vai montando o seu quebra-cabeça aos poucos conforme seus passo, ela vai compreendendo que a maioria das pessoas envolvidas estão interligadas e  sua viagem de fachada para este tão complicado mistério.

     Este livro ensina que sim temos que acreditar em nosso potencial, e em nossas qualidades mesmo em situações adversas em que a vida nos coloca, tenho por mim que Nemesis tem tem tudo o que um leitor mais gosta, pois coloca a protagonista tendo que mostrar todas as suas habilidades e conhecimentos além de sempre colocar um pontinho de dúvida sobre a veracidade das situações e principalmente se uma pessoa tão  inteligente como a Miss Marple não foi pega em um golpe onde a verdade já está determinada.

Autora: Agatha Christie;                                                                                                          Tradutor: Milton Person;                                                                                                            Gênero: Ficção/Mistério;                                                                                                                Nota: 10;                                                                                                                                   Ano:1971 (2020);                                                                                                                          Saga: Uma Aventura de Miss Marple.

(Dhiri Silva)

Leia também: Cem Gramas de Centeio e A Maldição do Espelho.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

PEQUENOS MOMENTOS

 


Mesmo que para muitos seja algo tão trivial

Para outros é um momento que ficará 

Registrado por um bom tempo

Aproveite cada momento 

sábado, 17 de agosto de 2024

SENTIMENTOS TRISTES

     Mas que dia estranho hoje, pois para muitas  pessoas hoje ficou mais triste devido a morte do ícone da televisão brasileira Silvio Santos, e tenho que concordar que o que esse grande apresentador fez é uma transformação única, sendo um grande motivador para toda uma legião de comunicadores e empresários que fazem da história dele uma inspiração.

     Contudo sendo o mais honesto possível não foi a perda do dono do baú que me abalou neste dia, mas sim o falecimento do querido seu Zé, um pequeno senhor de tamanho mas que tinha um coração incrivelmente gigante que durante sua jornada surpreendeu a todos da família com sua gentileza e carinho por aqueles que o respeitavam principalmente por aqueles amigos que ele fazia em sua vida. 
     
     Sabe até hoje me recordo de quando éramos pequenos  na época do natal e tínhamos ido visitar minha tia na casa do senhor Zé, ele tão solista  comigo e meus irmãos e até aceitou o desafio do Luquinhas do braço de força e desde então ele se fez sempre presente, se tornando parte da base do time que sempre ajudou meu guerreirinho, sempre preocupado.

     Me lembro como se fosse ontem que os 2 anjos estavam juntos no final de semana que fizemos um churrasco em casa, foi muito satisfatório ver a dupla  (Seu Zé e o Lucas) unidos com sorriso no rosto. Bem digo que foi um bom dia  que agora se tornaram boas lembranças.

Descanse em paz seu Zé.

(Dhiri Silva)

terça-feira, 13 de agosto de 2024

MOMENTO E O TEMPO

Momento e o tempo

Andam sempre em conjunto 

Mas em instantes distintos

Enquanto o tempo sempre segue em frente e imponente

Não se tendo o luxo de perder um segundo sequer

Já o momento segue a risca o tempo o caminho do tempo

Mas com uma pequena diferença

Que ele realiza pequenas pausas para registrar os instantes

Que ficam para nossa história.

Então aproveitem cada momento que tiver em seu tempo

Pois esses momentos serão únicos na vida!

                       (Dhiri Silva)


sábado, 10 de agosto de 2024

ATRASO NECESSÁRIO

 Este mês resolvi fazer diferente dos últimos anteriores e começar com um pequeno atraso as postagens que já se auto programam para iniciar o mês e o motivo pra isso é simples e prático que é a falta de planejamento que tive nas ultimas semanas.

O mais irônico de tudo é que essas ultimas três semanas tem sido bem aleatórias em minha rotina ou melhor dizendo fazendo que minha vida não tivesse uma rotina o que particularmente não gosto , pois quem tem uma rotina consequentemente tem uma organização na vida. Porém se esta bagunça em que estou é de total responsabilidade apenas de mim mesmo.

Por vezes penso que esses últimos dias tem sido bem complicados, se pudesse daria uma nota 04  para os próprios, uma nota baixa que reprovaria qualquer um em qualquer lugar pelo motivo de que quando tentamos ajudar em algo e temos muita "dor de cabeça" com diversas situações que fogem de nossas mãos pois como a vida nos ensina nem tudo é possível saber com antecedência. O que me deixou bem frustrado pois gosto muito de ajudar e odeio deixar as coisas pela metade, até porque uma coisa que aprendi com a vida é que uma vez que dei minha palavra, tenho que cumprir até o final, mas tenho sempre que fazer bem feito.

Como dizem a vida é um ensinamento diário, por vezes bom e por outras vezes ruins, mas sempre uma experiencia para a vida.

(Dhiri Silva) 

quarta-feira, 31 de julho de 2024

terça-feira, 30 de julho de 2024

DIA DA AMIZADE

 A amizade é um mistério que ninguém sabe como começa
É apenas mais um dia em nossas vidas
Em que por acaso ou destino
Cruzamos o caminho de alguém desconhecido
Que começamos apenas conversar assuntos triviais
Porém ao passar do tempo
Descobrimos que que essas pessoas são muito especiais
Pois são elas que que nos animam quando mais precisamos;
Sabem mostrar onde estamos errando;
Nos ajudam nos momentos mais complicados que temos na vida
E cada vez mais vão marcando presença em nosso coração.
Minha felicidade é saber que tenho você em minha vida!
Feliz dia da amizade!

(Dhiri Silva)

 

 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

IMPREVISTOS DA VIDA

 Imprevistos da vida é algo mais normal do que se imagina,
Por vezes surgem em momentos tão delicados
Que faz sua vida ir para um outro rumo
Totalmente diferente do que já tinha se organizado.
Então tenha em mente de que esses imprevistos
Podem fazer parte do caminho
Mesmo que esse imprevisto não seja parte de nosso roteiro,
Devemos que acreditar de que eles fazem o bem para nossa vida.

 

(Dhiri Silva)

sábado, 13 de julho de 2024

HISTÓRIAS COM A MINHA POKÉMON

 Capitulo: 

Baunilha

  Um novo capitulo nesta mais bela história com minha mais nova pokémon a Destruidora Baunilha, que diferentes dos outros pequeninos ela tem uma personalidade muito arisca mas mansa com um toque de timidez onde ela prefere se manter em lugares seguros e sem muito contato com outras pessoas. O seus golpes básicos em em nível de poder estão em garras 5/5, mordida 3/5 e soneca 4/5. Entretanto a sua maior habilidade especial sem sombra de dúvidas é o golpe pedido de água, onde a espertinha chama todo mundo para abrir a torneira para beber água.

Minha pequena também se destaca pela tranquilidade que tem pois mesmo sendo uma felina que sempre treina o golpe de velocidade em disparada já há um tempo ela não faz em grandes distâncias, visto que prefere treinar do sofá a ficar no corredor para aperfeiçoar o golpe onde considero ainda estar em aprendizagem mesmo após os 5 anos em que estamos juntos.

Também tem uma outra habilidade que a Baunilha vem se aprimorando que é a habilidade natural de pelagem, que faz com que por onde ela passe fique um rastro com os pelinhos por onde passe, a transformando em uma espécie de rastreio e localização bem mais fácil.

Em tempos de tranquilidade a pequena Baunilha vive em repouso nas camas de todos onde vive bem com o seu priminho de patas Lion, mas as vezes eles tem algumas desavenças sobre o convívio de quem fica com o território da sala, mas quase sempre entrem em acordo sem que haja algum tipo de batalha .

 

 

(Dhiri Silva)

 Para outras histórias leia: Cap 1 - Cap 1.1 - Cap 2;

quarta-feira, 10 de julho de 2024

VÍDEO: NICK NA CAT RUN

 


 Levando o meu pequeno sobrinho para o mundo de corrida, ainda mais com um tema tão bonitinho😸

 

Sigam o canal: Nick e tioThi

segunda-feira, 8 de julho de 2024

SAUDADES

 


Luquinhas neste novo ciclo que se inicia para seu mais doído irmão, saiba que começo com muita saudade de não ter você para abraçar e comemorar. Te amo meu pequeno💙💙💙💓💓

 

domingo, 7 de julho de 2024

ACREDITE EM VOCÊ

    Quando comecei nesta vida o meu propósito era apenas tentar mudar temporariamente o meu  estado de saúde física, até porque nunca fui aquele tipo de garoto que se interessa por esportes ou atividades físicas, apenas fui para lá para fugir um pouco da pressão que a família colocava sobre a inércia em que vivia. Porém o que não esperava era que iria gostar de fazer essas corridas.

     O estranho chegar em algum lugar e falar que pago  caro para sair cedo de casa, geralmente no domingo de manhã, provavelmente antes das 07 horas, para realizar um percurso  de longa distancia que é no mínimo de 5 quilômetros ou os famosos 5K para os mais íntimos e até em outros casos podemos até fazer uma distancia bem maior, em lugares que geralmente são longe de sua residência em via pública e para deixar tudo ainda mais confuso no final do evento a glória que temos é receber uma medalha similar a tantas outras e um lanche que por muitas vezes é uma banana ou alguma outra fruta.

     Muitos consideram que a prática de corrida de rua é um esporte de rico, esnobe de gente que não tem o que fazer ainda mais quando escutam o valor das tais, que por vezes pode assustar qualquer novato, mas tenho comigo que tudo é ponto de vista, até porque aqueles que criticam esse esporte são os mesmos que gastam o mesmo valor ou mais em coisas como baladas super lotadas, em shows em que a pessoa fica quase um quilômetro de distancia do palco e tem que assistir de um telão a apresentação ou em comidas gordurosas que podem fazer mal a sua saúde.

     Tenho muito orgulho de ser um corredor ainda amador e com toda certeza essa é uma escolha certeira que fiz na vida, pois não me arrependo de entrar nesse mundo tão maluco que é a corrida de rua. E com toda certeza conseguirei realizar meu sonho nas corridas de conseguir levar todos que amo para participar de alguma corrida comigo.

(Dhiri Silva)

sexta-feira, 5 de julho de 2024

POEMA: UM POUCO DE LOUCURA

Um pouco de loucura
É o que preciso para passar pela na vida
Pois se a normalidade é um risco a rachadura
Que da sanidade que tem que ser vivida.

Se o caminho para o futuro é certo,
Talvez a perca da sanidade ao longo do caminho
Seja algo um tanto nebuloso e complicado,
Ainda se for por um percurso  no escuro do desconhecido.

Tenha ciência de que não é só o medo
Que estará ao seu lado,
E sim toda a estrutura de nossos anseios
Da personalidade de quem realmente somos.

(Dhiri Silva)

 

terça-feira, 2 de julho de 2024

LIVRO: CEM GRAMAS DE CENTEIO


CEM GRAMAS DE CENTEIO

RESUMO:

         Um dia normal na vida do sr Fostercue, presidente da Consolidated Investiments Trust, começa sem exceções  com um seguinte ritual: sua secretária particular, a belíssima srta. Grosvernor, serve-lhe o chá matinal em seu escritório. O que nenhum dos dois poderia imaginar é que aquele seria o seu último chá do seu patrão.

            A perícia afirma que a morte foi causada por envenenamento, mas quem teria interesse em assassina-lo? Chamado para investigar o caso, o inspetor Neele logo descobre que, na verdade, a família inteira do magnata poderia figurar entre os maiores suspeitos. Quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fostercue, seguindo um curioso padrão, Miss Marple não vê alternativa senão entrar em cena para desmascarar o culpado.

RESENHA (contém possíveis spoilers):

          Cem gramas de Centeio começa como mais um crime bem suspeito onde logo de cara temos um vislumbre do todo poderoso Sr. Fostercue, onde é assassinado por uma complexa substancia de taxina onde é muito específica de se encontrar, porém com o trabalho rápido do inspetor Neele logo é identificado a causa da morte, porém 2 mistérios começam, o primeiro é quem foi a mente por responsável pelo crime e o segundo mistério se encontra no centeio encontrado no bolso do sr. Fortescue, que aparentemente seguia uma rígida rotina conhecida por todos. 

Porém com o decorrer dos primeiros dias o inspetor Neele começa a compreender que os principais suspeitos deste crime são principalmente se não a própria família, a nova esposa e os filhos que receberiam uma boa herança, mas também teriam pela frente uma delicada situação financeira da empresa que que o falecido pai deixou. Mas para surpresa do inspetor  um segundo assassinato ocorre depois de uma tarde de chá em os familiares/suspeitos onde a esposa do falecido agora é a mais nova vítima e enquanto todos estão chocados com este mais novo ataque somos pegos de surpresa ao descobrir que a governanta da casa Gladys Martin também foi atacada e morta porém se não bastasse o centeio no bolso do sr Fostercue, a governanta foi encontrada com um pregador preso em seu nariz.

Tenho que neste ponto da história a escritora Agatha Christie foi super perspicaz de conseguir inserir a doce Miss Marple na história, onde se utilizando de seu conhecimento, experiencia e jeitinho de senhorinha ela faz com que os mistérios vão se desenrolando como uma antiga história sobre os melros e como tudo se encaixa nos assassinatos. Tem outro ponto que não posso esquecer de comentar é a dinâmica entre os irmãos Percival Fostercue e Lancelot Fortescue que de certa forma mostra que ambos possuem muitos segredos envolvendo os dois e o pai, ainda mais quando fica claro que a dinâmica pai e filho não é exatamente como todos imaginam. Contudo um grande ponto no livro é o fato de que a experiencia da Miss Marple é um ponto alto na narrativa, onde o fato de ter um novo o,ar em uma situação pode ser tudo que necessita para desvendar o caso.

Autora:Agatha Christie;
Tradução: Milton Person;

Gênero: Ficção/Mistério;
Nota:8,5 ;
Editora:Harper Collins Brasil;
Ano:1953 (2020) .
Saga:Uma Aventura de Miss Marple. 

Leia também: Um Corpo na Biblioteca e A Maldição do Espelho

(Dhiri Silva)  

terça-feira, 25 de junho de 2024

domingo, 23 de junho de 2024

A MELHOR ÉPOCA

     Durante o período dos 12 meses que temos ao longo do ano, existe um mês em especial que possui um encanto único que é o mês de junho que estranhamente tem comigo um brilho especial neste ilumina o dia e a noite deste mês.

     Talvez o mais curioso deste magnífico período de de 30 dias é que surge um ar mágico no ar, por onde passa tem um brilho tão encantador quanto o natal o que torna junho um mês muito gracioso, pois mesmo sendo o inicio do inverno é possível sentir o calor emanando das pessoas que curtem e brincam sem medo de serem felizes.

     Sabe a virada de estações nesta época do ano é a mais bela de todo o ano, digo com total clareza  pois mesmo que o sol fique por menos tempo à mostra nesta época do ano não há como negar que a beleza dos fins de tarde, junto com cada novo amanhecer misturado com uma beleza única da da natureza faz com que com que o dia ganhe uma grandeza espetacular e única.

     E tem mais esse mês tem uma maravilhosa festa  que acalanta os nossos corações que é chamada de Festa Junina para os brasileiros onde existe uma variedade tão imensa desta festa que é distribuída ao longo do país e cada uma com uma grande gama de preparações culinárias únicas principalmente quando se envolve milho no meio da história, tudo se torna melhor, além de claro das brincadeiras, e músicas que trazem muita alegria a todos que ouvem desde criança até os adultos.

     O que posso dizer de você junho, que é um mês encantador e muito fabuloso que até o mais rabugento sorrir e acreditar em dias melhores virão "eita trem bom". Então bora aproveitar cada dia  que temos, pois falta pouco para terminar esse belo mês.

                                                                                      (Dhiri Silva)

 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

MOMENTOS

 

         A vida é feita de momentos

         Momentos que mesmo passageiros são únicos

         Onde a alegria se encontrará em seu coração.

         Raramente será esquecido, saiba disso!

 

sexta-feira, 7 de junho de 2024

POESIA: O ERRO É ALGO DE NÓS

 O erro é algo que vem de nos, do nosso interior

Através dele é que podemos entender melhor a nós mesmos.

Sem questionar as falhas que demonstramos em nossos dias

Mostrando o quão humanos somos ao mundo que vivemos

Temos que entender que o ato de errar é uma dádiva,

Pois o erro que cometemos no presente,

É uma carga de aprendizado para o futuro,

Além de ser um grande ensinamento do passado.

Então temos que aprender a viver com os erros

Porém temos que ter a sabedoria para apenas comete-lo uma única vez.


(Dhiri Silva)

terça-feira, 4 de junho de 2024

LIVRO: A MALDIÇÃO DO ESPELHO


 A MALDIÇÃO DO ESPELHO

 Resumo:

              O vilarejo de st.Mary Mead está em polvorosa com a chegada da mais nova moradora, a linda e famosa atriz de cinema Marina Gregg. Empolgada com a aquisição e reforma da mansão Gossington Hall, ela não demora a organizar  um evento beneficente que atrai a imprensa , admiradores e curiosos - Ainda mais quando algo sai terrivelmente errado.

               Primeiro, a súbita e transtornada expressão no rosto da srta. Gregg como se uma maldição voltasse para assombra lá. E em seguida, o envenenamento de Heather Badcock, sua fã e vizinha, bem diante de seus olhos. Enquanto Miss Marple  e o inspetor Craddock iniciam as investigações, a atriz afastar as torturantes perguntas da sua mente: e se o assassino apanhou a vítima errada? E se ela for o verdadeiro alvo?

 Resenha (possíveis spoilers)

            Mais um mistério que saiu da brilhante mente de Agatha Christie, continuando com a narrativa da Miss Marple  ou Jane para  os bem mais íntimos agora uma senhora bem mais idosa mas com uma mente afiada como sempre, onde se utiliza com perspicácia e astúcia para compreender esse assassinato mesmo não estando presente no local a ainda mais com informações escassez. E falando  sobre o enredo principal da história temos o mistério do assassinato da srta. Badock, onde foi envenenada após beber a taça destinada a sua inspiração Marina Gregg,  além do fato de que no momento da ação muitas pessoas estavam no local, transformando a investigação em um enorme quebra cabeça, onde surgem muitos suspeitos, sendo que algumas destas pessoas se tornam bem mais questionáveis quando os segredos que ligam o passado deles com a srta. Gregg vem a tona, transformando algumas pessoas suspeitas quase perfeitas. dentre todos os suspeitos destaco o a fotógrafa de personalidades Margot Bence que se utiliza de sua profissão para se infiltrar na festa  talvez com segundas intenções que ninguém tenha reparado. Outra personagem muito intrigante é Ella Zienlinsky que é a secretária de Jason Rudd sendo que essa moça possui um sentimento pelo patrão onde seria capaz de tudo para ter o amor dele mas o fim trágico dela a tire torna o mistério ainda mais complicado e por ultimo temos como  principal suspeito o marido Jason Rudd que cuida com muito zelo de sua amada, até exagerando em certos momentos, deixando-a sempre aos seus olhos para nada ocorra.

           Mesmo com muitos suspeitos e algumas mortes pelo caminho da mansão  Gossington Hall Agatha Chiste nos surpreende com a revelação que encaixa toda a história, como se fosse a peça perdida do quebra-cabeça,  mostrando  Miss Marple como uma senhora capaz de entender como aquele pequeno detalhe na história pode fazer toda a diferença, porém se engana se pensam que Miss Marple estava errada, pois o final nos revela uma verdade sobre a teoria dela sobre o assassino.

Este livro de mistério te prende do início ao fim, onde temos os tradicionais motivos, ações, e suspeitos, mas poucos são aqueles com furos em suas histórias. A revelação do assassinato é fabuloso, onde praticamente ninguém esperaria essa pessoa como o ser que cometeu o crime, simplesmente sensacional como a autora pensou nesta idéia, é algo que surpreende qualquer leitor.

Autor Ágatha Christie:
Gênero: Ficção / Mistério;
Tradução: Ana Maria Mandin
;
Nota: 9,5 ;
Editora: Haper Collins Brasil ;
Ano:1962 (2016) .

(Dhiri Silva)

 ___Leia também: Um Corpo na Biblioteca

segunda-feira, 20 de maio de 2024

quinta-feira, 16 de maio de 2024

META PARA O ANO


 Coloquei como meta seguir sorrindo

Para que o mundo saiba que por mais difícil que seja o mundo

O ato de sorrir é a melhor arma para melhorar o dia.

 

sábado, 11 de maio de 2024

DESTRUIÇÃO MUNDIAL

    Caso você também tenha interesse de ajudar as pessoas do  Rio Grande do Sul, o método mais rápido é procurar uma agencia do Correios mais próxima e deixar os itens para doação para eles enviarem a quem mais precisa.

     Caos, destruição, desordem, mortes, alagamento e posso colocar muitos outros termos na pesquisa do google que sem sombra de dúvida irão aparecer como resultado o estado do Rio Grande do Sul e com toda a sua tragédia que seus habitantes estão vivendo nesses dias com certeza ficará marcado eternamente em suas vidas.

     Voltando ao foco principal de hoje, será que já parou para pensar de quem é a culpa por mais esse desastre climático, que aos poucos está destruindo várias partes do mundo. Pois é caro leitor a culpa é nossa, isso mesmo das pessoas que negligenciaram a natureza, que ignoraram o fato de que as calotes polares lá longe no polo norte sim, afeta as nossas vidas por aqui, que a diminuição das árvores ao redor do planeta principalmente nas principais florestas do mundo, altera as temperaturas em nossas cidades cada vez mais de pedra, onde crescemos mais e mais os prédios e prolongamos mais asfaltos e ignoramos o ciclo que a chuva deveria fazer.

     O nosso planeta esta cada vez em mais desequilíbrio nesta balança e o pior é que percebo que muitos preferem ignorar a culpa ou pior ainda repassam a responsabilidade apenas para os políticos para se isentarem do mal que fazem, mas para vocês te digo uma única coisa "Todos nós moramos neste planeta azul, então assuma sua responsabilidade a faça a diferença".

     Se todos realmente colaborarem e cuidarem realmente da Terra ainda poderemos salvar a todos de mais desastres que estão a acabar com milhares de vidas e assim sermos quem sabe considerado seres com um pouco de inteligência e  o mínimo de empatia.

(Dhiri Silva)

Link para doação: Correios 

 


quinta-feira, 9 de maio de 2024

UM LUGAR RUIM PARA VIVER?

     O que significa morar no Brasil, já parou para perguntar isso alguma vez em sua vida, se talvez viver neste país é a pior coisa do mundo, recentemente ouvi um comentário  de pessoas que diziam que prefeririam ir "para um país em guerra do que continuar morando neste paísinho de terceiro mundo, onde só se tem o mal". 

      Verdade seja dita morar no Brasil realmente não é fácil, ainda mais porque basta ligar a televisão e procurar qualquer emissora de rede aberta para ver notícias como acidentes de carro que desrespeitaram a sinalização obrigatória, brigas de vizinhos por causa de festas além do horário permitido, assassinatos  envolvendo marido e mulher e familiares próximos, sequestros de trabalhadores e muito mais coisas que assustam de modo que realmente parece que este país está sem controle nenhum.

     Porém se você for o tipo de pessoa um pouco mais atenta , irá reparar que mesmo com tantos problemas que temos nesse país, infelizmente isso não é exclusivo apenas do Brasil, até porque quase toda semana chega informação de preconceito com imigrante dos Estados Unidos, de algum motorista irresponsável que atropelou alguém atravessando uma rua no Canadá, algum revoltado de ligação extrema com algum partido ameaçando a vida de inocentes na Europa, ou vou mais além com a falta de humanidade dos países que estão se destruindo em guerras que nada os beneficiam, a não ser perder sua cultura e passado que um dia foi glorioso..

     Sei que morar no Brasil não é e nunca foi nada fácil, principalmente com a crescente onde de desigualdade que a cada ano aumenta, mas temos que ver também que ainda existe muita gentileza pelo nosso país, onde que tem pouco tem a capacidade de dividir com o próximo o mínimo que tem. Podemos não ser um país rico financeiramente para a grande população mas temos ainda a simpatia e gentileza para ajudar os que mais precisam. 

 (Dhiri Silva)

domingo, 5 de maio de 2024

A beleza oculta de Outono

 A beleza oculta do outono

Por muitas e muitas vezes incompreendida pela maioria,

Ignorada por quase todos que só procuram a perfeição das cores na natureza. 

Esquecendo que essa estação mesmo não tão bela

É necessária para conseguirmos atingir a beleza da primavera.

 

O outono é mais que simplesmente folhas amareladas ao chão

Está época onde mais se lembramos do amor e da compaixão

E percebemos que os sentimentos que florescem na primavera

Se iniciam como um pequeno broto na estação das imperfeições. 

 

(Dhiri Silva)

segunda-feira, 22 de abril de 2024

LIVRO: UM VENTO À PORTA

 


 UM VENTO À PORTA

Resumo: 

Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora com 6 anos de idade se tornou um problema na escola. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser mais responsável pelo menino, mas Charles fica terrivelmente doente antes que ela possa ajuda-lo. Porém há algo estranho acontecendo, pois Charles Wallace diz para Meg que há dragões no quintal de casa, além disso o pequeno irmão de Meg está com uma doença um tanto misteriosa e  Meg terá que unir forças com seu amigo Calvin e correr contra o tempo para salvar o seu irmão.

Resenha (possíveis spoilers):

Está aventura começa mostrando uma pequena passagem de tempo entre o primeiro livro e este segundo, onde conseguimos ver o crescimento de Meg um ano após os desafios que ela enfrentou em "Uma dobra no tempo", onde a jovem está preocupa com seu irmão mais novo Charles Wallace que está enfrentando muita dificuldade para se adaptar ao ensino infantil, onde ninguém consegue compreender o que o jovenzinho principalmente quando ele tenta falar sobre as mitocôndrias e as farândolas além do fato de que o próprio acredita que tem um dragão em seu quintal. Meg é mostrada como alguém que está muito preocupada com o irmão mas se questiona por alguns momentos se a imaginação dele não está mais aflorada do que se pensa, porém mesmo assim ela luta pelo Charles como ninguém enfrentando até o novo diretor da escola infantil, logo o ex-diretor de sua escola o sr. Jenkins mesmo que isso lhe cause algum problema para ela. O mais encantador esta que a história nos mostra que nossas atitudes sempre terão alguma consequência no futuro principalmente quando somos apresentados ao Progisnoskes (um querubim feito de asas, vento e chamas) e o professor Blanejy que ensina a turma o real valor das mitocôndrias e as farândolas além de colocar eles em 3 desafios quase impossíveis de se cumprir para salvar o nosso universo.

Porém a maior surpresa que esta história nos apresenta é o fato de que muitos dos mistérios do universos são mais previsíveis do que imaginamos, além de que no decorrer dos capítulos sentimos com perfeição a aflição da Meg em relação aos desafios que lhe são impostos onde por muitas vezes terá que saber se superar os seus limites em nome do amor a Charles Wallace. Uma aventura tão digna quanto o primeiro livro.

Autor: Madeleine L'Engle;
Gênero: Ficção Científica/Aventura;
Tradução: Érico Assis;

Nota: 8;
Editora: Harper Collins;
Ano: 2019.
Saga: Dobra no tempo. 

 (Dhiri Silva)

terça-feira, 16 de abril de 2024

CAOS NA ORDEM

     Existe uma antiga lenda vinda dos princípios dos tempos que diz exatamente assim:

 "A ordem e o caos sempre devem coexistir em perfeita harmonia, nunca comprometendo o fino equilíbrio do espaço por eles divididos. Porém temos sempre que entender que mesmo opostos, essas energias só se completam enquanto estão em harmonia perfeita entre si."

   Então não se preocupe com o caos que vive dentro de você, pois ele é necessário para que possamos viver em perfeito equilíbrio com o nosso lado bom.

                                                                                                          (Dhiri Silva) 

 

sábado, 6 de abril de 2024

POESIA: TENHO SORTE

Tenho muita sorte na vida

E disso não posso negar.

Que mesmo no pior dos meus momentos

Tanto físico  mas principalmente emocional

Tenho a clara certeza de que você estará 

A me enviar boas energias, mesmo a distância

Me ajudando a encarar o mundo com mais força

Mostrando que o lado bom da vida é possível 

Mesmo em situações adversas

Obrigado por fazer parte da minha vida! 


(Dhiri Silva)

sábado, 23 de março de 2024

LIVRO: O ESPADACHIM DE CARVÃO E AS PONTES DE PUZUR


ESPADACHIM DE CARVÃO
E AS PONTES DE PUZUR


Resumo: Lutando para se adaptar ao mundo dos mortais, Adapak se refugia no navio de Sirara, farto de lidar com os segredos  do passado. Mas quando um antigo diário cai em suas mãos o Espadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida, mas a história de Kurgula - uma menina forçada a acompanhar a jornada de um ladrão desesperado, disposto a violar as regras mais antigas que os Quatro que são um deixaram para trás. 

Resenha: Sabe, se você está a procura de história aonde existe uma descaracterização do personagem principal nos levando a questionar se suas atitudes são legítimas e se o legado que o guia realmente é correto, conhecendo um uma nova região com vários tipos de seres que vivem em torno de um ideal que por tempos são seguidos como a lei máxima de todo o globo, então garanto que irá gostar muito da história do Apadak, pois neste livro somos levados a grande conflitos sobre o certo e o errado, além de que no decorrer da história entendemos que questionamentos sobre seres que estão além de nossa compreensão podem ser um risco para a vida, fora o fato de que ao longo do caminho o Espadachim encontra com alguns personagens interessantes sendo aliados ou não, mas principalmente que possuem motivações únicas que envolvem e interligam com a história do protagonista.

Autor: Affonso Solano;
Gênero: Ficção Científica/Aventura

Nota: 8;
Editora: Leya;
Ano: 2015.

VEJA TAMBÉM

FESTA NO CÉU

    Hoje o céu está em  repleto de alegria e principalmente em festa pois o meu pequeno irmão hoje está e a comemorar  pelo o seu dia.     ...